Uma consulta com cirurgião vascular normalmente só é buscada quando o paciente já está com diversos sintomas que estão lhe incomodando muito. Na maioria das vezes já há inchaço nas pernas e as veias estão dilatadas.
É muito importante ressaltar que a prevenção é sempre a melhor forma de cuidar não só das varizes, mas da saúde como um todo. Ao invés de buscar uma consulta com cirurgião vascular só quando o problema já se agravou, é fundamental manter o check-up vascular em dia para evitar maiores complicações.
O que perguntar na consulta com cirurgião vascular?
Para aproveitar a consulta com cirurgião vascular ao máximo, é importante pensar previamente em todas as dúvidas que se tem e até mesmo anotar as perguntas a serem feitas. Em alguns casos, o próprio médico esclarecerá as dúvidas do paciente antes mesmo dele perguntar.
No entanto, se o paciente ainda estiver com alguma dúvida, seja nas causas do problema ou no tratamento, este é o momento para esclarecer. Ter as dúvidas anotadas facilita bastante.
Separamos algumas das dúvidas mais comuns dos pacientes e que devem ser esclarecidas na consulta com cirurgião vascular. São elas:
quais as possíveis causas da condição?
preciso fazer algum exame complementar?
preciso ter algum cuidado especial em minha rotina?
o que esperar do tratamento?
o meu problema é crônico ou temporário?
quais são os riscos da cirurgia?
como é o pós-operatório e quais os cuidados necessários?
quais hábitos devo incorporar no meu dia a dia?
quando devo voltar para a próxima consulta?
O resultado do tratamento também depende do paciente. Por isso, é fundamental tirar todas as dúvidas quanto à medicação, hábitos e cuidados a serem adotados.
Comments