
Sim, isso pode ocorrer. Entre os tantos fatores que envolvem e afetam as características das varizes está o calor. É normal que o aumento da temperatura cause a dilatação dos vasos, refletindo no sistema em geral, inclusive nos capilares (vênulas e linfáticos). Considerando que as varizes são veias já dilatadas, unindo-se ao aumento da temperatura, o resultado será o inchaço dos membros que já sofrem com a presença delas.
As atividades e contextos associados ao verão também não ajudam nessa hora. Por exemplo, caso a pessoa esteja na praia, ela ficará exposta a uma pressão atmosférica maior, o que também contribui com o desconforto e a dor. Ao mesmo tempo, o que ajuda a amenizar o problema são as meias elásticas. O desconforto ao usá-las no verão, porém, faz com que os pacientes a rejeitem, desfavorecendo a regressão dos sintomas.
O que fazer?
Evitar condições agravantes (como o próprio calor, o tempo de horas na posição sentada, o tabagismo), hoje as pacientes contam com a tecnologia da medicina vascular e endovascular, como as cirurgias minimamente invasivas (endolaser, radiofrequência e o método MOCA), além do uso da espuma.
Agende hoje mesmo uma avaliação
Rua Cerro Corá 2175 sala 312A
Bairro: Vila Romana - SP
Tel:11 3023-2226
Comments